Meus 5 filmes favoritos sobre carros


Depois de muitos anos, finalmente estou tirando habilitação. E apenas por isso, resolvi fazer uma lista com os cinco filmes sobre carros - ou que tem carros como coadjuvantes - que eu mais gosto. Não que eu vá fazer igual aos filmes quando estiver dirigindo, mas são boas memórias que tenho em relação aos veículos no cinema.

Baby Driver - Em Ritmo de Fuga (2017)

Esse filme assumiu o posto dos meus filmes preferidos por todo o contexto: boa história, trilha sonora incrível e ótima montagem. O roteiro é bem simples: Baby (Ansel Elgort) é um jovem motorista de fuga que após cumprir um determinado número de trabalhos para Doc (Kevin Spacey) decide se aposentar. Porém, o último "job" não saiu tão bem quanto ele esperava.

Adoro o trabalho do Edgar Wright e Baby Driver foi um dos poucos filmes que me fez ficar na ponta da cadeira no cinema. Já escrevi sobre a trilha sonora dele para o Ouvi No Filme, já recomendei para um monte de gente. E sempre "vendo" o filme com os 6 minutos iniciais do longa que tem a fantástica Bellybottoms de The Jon Spencer Blues Explosion.

De Volta Para o Futuro (1985)

O que falar sobre De Volta Para o Futuro? Uma das trilogias mais legais do cinema e que utiliza um DeLorean como máquina do tempo. Eu lembro o quanto enchia a paciência dos meus pais para comprar aqueles carros de fricção deste modelo. Eu devo ter tido uns quatro diferentes, mas era o carro do Doc.

Curioso é que o modelo utilizado no filme, o DeLorean DMC-12 foi um fracasso de vendas. Lançado em 1981, ele encerrou a produção dois anos depois e vendeu pouco menos de 9 mil carros. O que hoje se tornou um item raro, principalmente por conta dos fãs do filme. Eu ainda gostaria de ter um DeLorean que voltasse no tempo.

Velozes e Furiosos (2001)

De verdade: o primeiro Velozes e Furiosos é sensacional. Ainda mais se pensar que o roteiro foi montado em cima de um artigo sobre corridas ilegais em Nova York. Para mim, os carros desse filme são tão protagonistas quanto Vin Diesel e Paul Walker. São eles que fazem a história andar e que me fizeram assistir várias e várias vezes quando era adolescente. Da mesma forma que eu reproduzia os modelos no jogo Need For Speed Underground (2003).

Confesso que parei de acompanhar a franquia e acredito deveria ter sido apenas esse filme. As cenas de corrida são excelentes, principalmente a primeira disputa entre o Toretto (Diesel) e Brian (Walker). A sequencia que mostra todo o funcionamento do motor, como é utilizado o nitro e tudo mais é realmente incrível. E me ensinou algumas coisinhas para não passar vergonha no CFC.

60 Segundos (2000)

Em uma determinada época da minha vida, visitar locadora era uma atividade obrigatória durante as férias. E acredito que empolgado por conta do Velozes e Furiosos, acabei alugando 60 Segundos. Confesso que a Angelina Joeli também teve influência nessa escolha, mas é apenas um detalhe.

Porém, esse é um tipo de filme que eu gosto bastante, pelo mesmo motivo que adoro Baby Driver. Os mocinhos também são os bandidos e participam de fugas incríveis. Até dá para relevar a atuação do Nicolas Cage por conta disso. O desafio de roubar 100 carros em uma noite para salvar um irmão é um motivo bem bacana. E por causa deste filme, Lowrider do War é uma das minhas canções favoritas.

Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Mais um clássico dos anos 80 que não é totalmente um filme sobre carros. Porém, tem uma Ferrari GT250 California Spyder 1961 que é basicamente um elemento importante do roteiro. Não sei quanto a você, mas eu sempre quis tirar um dia de folga e rodar Chicago com esse modelo. Obviamente, não iria deixar esse modelo com um garagista.

Curtindo a Vida Adoidado é um dos meus filmes preferidos em qualquer categoria que ele possa se encaixar. John Hughes fez uma trabalho genial ao contar a matada de aula genial de Ferris Bueller (Matthew Broderick). Desde então, sempre tive o desejo de sair de carro para conhecer a cidade ao lado da minha namorada e do meu melhor amigo.

Postagens mais visitadas deste blog

Review: Armada - Bandeira Negra

MixTape da Semana #08

MixTape da Semana #04